terça-feira, 6 de maio de 2008

Semana da Luta Antimanicomial da Bahia

Há 20 anos, o dia 18 de Maio (dia Nacional da Luta Antimanicomial) é celebrado em todo o país com manifestações públicas de organizações da sociedade que lutam pelo fim do preconceito e pela garantia dos direitos à cidadania dos portadores de transtorno mental. Este ano, o Coletivo de Entidades Organizadoras da Semana da luta Antimanicomial na Bahia promoverá um conjunto de atividades visando criar oportunidade para a denúncia das insatisfatórias condições da assistência oferecida hoje na nossa cidade, bem como possibilitar a participação direta dos usuários e familiares nessa mobilização.

SE INFORME NOS SERVIÇOS LOCAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO. PARTICIPE DAS ATIVIDADES DA SUA CIDADE!!!

Programação Salvador:

Organização: Coletivo de Entidades Organizadoras da Semana da Luta Antimanicomial:

Área Técnica de Saúde Mental – SESAB
Associação de Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental Metamorfose Ambulante (AMEA) Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) - Grupo de Trabalho de Saúde Mental Conselho Regional de Serviço Social (CRESS)
Diretório Acadêmico de Psicologia da UFBA (DAPSI-UFBA)
Diretório Acadêmico de Medicina da UFBA (DAMED-UFBA)
Diretório Acadêmico de Enfermagem da UFBA (DAENF – UFBA)
Grupo de Trabalho Eduardo Araújo (GTEA)
Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios (NESM)
Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNEB) Residência Multiprofissional em Saúde Mental (ISC-UFBA)

Apoio: Área Técnica da SESAB, CRP-03, SINDJUFEBA, Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB, Hospital Juliano Moreira.




MOSTRA “FRONTEIRAS DA RAZÃO” NA SALA ALEXANDRE ROBATTO
09 A 15 DE MAIO – (BIBLIOTECA CENTRAL)

A tênue linha que separa a sanidade da loucura e as formas de lidar com a fragilidade da mente humana inspiraram a seleção dos três filmes de diferentes épocas, estilos e abordagens, que integram a mostra “Fronteiras da Razão”, uma das atividades do dia Nacional de Luta Antimanicomial. Com entrada franca, o público de Salvador vai encontrar neste ciclo, desde o delicado documentário de Nicolas Philibert sobre uma arrojada instituição psiquiátrica que usa a arte como meio de terapia e inclusão social até o estranho triller noir “Demência”, raridade da década de 50.


15:00horas – Exibição do filme “O mínimo das coisas”.
17:30horas – Exibição do filme “Estamira”
20:00horas – Exibição do filme “Demência”



Segunda (12/05):

08:00PASSEATA DO CAPS ÁGUAS CLARAS. Saída do CAPS Águas Claras.

08:00 - 15:00:

  • CORREDOR HISTÓRICO DA LUTA ANTIMANICOMIAL .*
  • FEIRA DO CAPS ARISTIDES NOVIS.*
  • MOSTRA DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS (com debate no final). *

11:00 - DEBATE: "LOUCURA E ATUALIDADE", coordenado por Mariana Carteado e Allann Carneiro.*
* Local: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Pátio do Pavilhão II. Av. Dom João VI, nº 274, em frente ao Hospital Evangélico.

10:00 - EXIBIÇÃO DO FILME “O SEGREDO DE NEVERWAS”. Às no Campus da Faculdade Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (Estrada de São Lázaro, Federação – depois da TV Bahia).




Terça (13/05)

9:00 às 11:30 - TORNEIO DE FUTEBOL (Usuários do Sanatório São Paulo X Internos do HCT), no HCT (Hospital de Custódia e Tratamento). Endereço: Av. Afrânio Peixoto, s/n - Baixa do Fiscal.

09:00 – “... CINE CULTURA E LOUCURA...”. Projeção do Filme Estamira e discussão sobre o tema da loucura na contemporaneidade, 150 vagas, no Auditório do Departamento de Educação da UNEB. Endereço: Cabula VI.

12:00APRESENTAÇÃO DE ESQUETE “QUEM É O LOUCO”, Escola de Enfermagem da UFBA, Canela.

14:00 – EXIBIÇÃO DO FILME “ESTAMIRA”, na Escola de Enfermagem.

14:00 – CINE DEBATE “O BICHO DE SETE CABEÇAS”, no CAPS Águas Claras.

17:00 – EXIBIÇÃO DO FILME “BICHO DE SETE CABEÇAS” – Faculdade Medicina, Vale do Canela.





Quarta (14/05)

09:00 às 11:30APRESENTAÇÃO DO ILÊ AYÊ, no Hospital de Custódia e Tratamento.

12:00APRESENTAÇÃO DE ESQUETE “QUEM É O LOUCO”, Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Vale do Canela.


14:00 - SEMINÁRIO " 20 ANOS DE LUTA ANTIMANICOMIAL” com amostra do vídeo " Tribunal dos crimes da Paz", Na Casa do Trabalhador, Cajazeiras XI.

14:00 às 17:00ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL DE SALVADOR, tratará também sobre a criação da Associação dos Trabalhadores de Saúde Mental do Estado da Bahia, ALTERAÇÃO** no CENA - Centro Docente Assistencial de Narandiba (Hospital Juliano Moreira - Narandiba). Público-alvo: Profissionais de Saúde Mental.

14:00 às 18:00SEMINÁRIO “LOUCURA E UNIVERSIDADE: TRANS FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL”, no Auditório da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus (Pelourinho).

14:30 às 17:00 MESA REDONDA “LUTA ANTIMANICOMIAL NO HCT-BA”, no HCT-BA.

15:00 – “... CINE CULTURA E LOUCURA...” Projeção do Filme Estamira e discussão sobre o tema da loucura na contemporaneidade, 70 vagas, no Auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da UNEB.





Quinta (15/05)

8:30 às 16:00LOUCURA POR VIVER! Atrações (Tenda das Artes, Brechó, Exposição de arte, stand de venda de produtos, Oficina da Sexualidade, Espaço para Orientação dos usuários e espaço jurídico) e atividades organizadas pelo CAPS Adilson Sampaio. Durante todo o dia, na Praça Largo do Papagaio, Caminho de Areia.

09:30SARAU DO CAPS ÁGUAS CLARAS, em frente à sala Walter da Silveira, Biblioteca Central.

10:00 às 13:00 - EXIBIÇÃO DO FILME “O PROFETA DAS ÁGUAS”, com debates e discussão, na Sala de Arte – Cinema da UFBA, no Pavilhão de Aulas do Canela (Vale do Canela).

11:00 às 17:00SEMINÁRIO “EXCLUSÃO E SUBJETIVIDADE: A PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE RISCO SOCIAL E FRAGILIDADES VINCULARES”, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Vagas limitadas! Inscrições no e-mail: seminarioexclusao@gmail.com.

14:00 – SARAU LITERÁRIO DO CAPS ÁGUAS CLARAS, na Biblioteca Central





Sexta (16/05):


8:00 às 12:00 – MOBILIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO DO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL COM PANFLETAGEM. No Campus Iguatemi da UNIFACS (ao lado do jornal A TARDE).

9:00 – SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DOS VEREADORES: 20 ANOS DE LUTA POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS. Praça Municipal.

12:00 – APRESENTAÇÃO DA PEÇA “QUEM É O LOUCO”, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

14:00 – ARRASTÃO CULTURAL DO CAPS AD. Concentração no CAPS álcool e drogas em direção à praça de Pernambués. Público-alvo: Comunidade de Pernambués, técnicos e usuários do CAPS ad.

15:00PERFORMANCE DE ALUNOS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFBA, na Praça de Pernambués.



Sábado (17/05):

10:00 (a partir) - “FEIRA DE PRODUTOS E ARTESANATOS: UMA FEIRA DIFERENTE QUE FAZ A DIFERENÇA”, em Frente ao Instituto Mauá, Porto da Barra.

10:00 (concentração) - I PARADA DO ORGULHO LOUCO DE SALVADOR: Uma iniciativa que busca promover, através da arte e cultura, um espaço de alegria, festividade, integração, inclusão social e também de reflexão sobre o lugar da loucura em nossa sociedade. Em frente ao Instituto Mauá, Porto da Barra.

PARTICIPAÇÕES: ILÊ AYÊ, SOMBRA SONORA, GUGA LIBERTUS, SILAS GIRÓN.

ATRAÇÕES: MÚSICA, DANÇA, CIRCO, CAPOEIRA, SAMBA DE RODA, PERFORMANCES, FEIRA DE ARTESANATO.

SOMOS TODOS LOUCOS, UNS PELOS OUTROS!!!

SAIA DO ARMÁRIO, ASSUMA SUA LOUCURA!!!

MAIS LOUCO É QUEM ME DIZ QUE NÃO É FELIZ!!!

DE PERTO NINGUÉM É NORMAL!!!



TAMBÉM ACONTECERÃO EVENTOS NAS SEGUINTES CIDADES (logo, mais informações!!!)



CACHOEIRA: Semana "PROMOVENDO OUTRAS LOUCURAS, ONDE ENCONTRO A MINHA, A SUA..." – CAPS Ana Nery (Rua do Amparo, nº 68, Centro, Cachoeira, Ba. A unidade fica colada aos Correios e telégrafos do município. Fica bem próxima à agencia do Banco Bradesco (este situado à praça Dr. Aristides Milton, onde também fica a Santa Casa de Misericórdia da cidade).

o Segunda feira (12/05) - MOSTRA DE FILMES. Evento aberto à comunidade de modo a incrementar a participação dos familiares e amigos. Após a sessão de cinema será realizada uma problematização o dos principais quesitos suscitados. Filmes: 1. Bicho de sete cabeças; 2. O segredo de Neverwas;

o Terça-feira (13/05) – A VIDA COMO ELA É, E AINDA COMO ELA PODE SER PINTADA... A COMUNIDADE VAI AO CAPS. Exposição de fotos e outros trabalhos construídos pelos usuários nas oficinas de artes. Coordenação da Educadora Física Maria da Graça.

o Quarta-feira (14/05) – QUAL É A CARA DA LOUCURA? MOSTRE A SUA! I FEIRA DE SAÚDE MENTAL DA CIDADE DE CACHOEIRA, BA.

o Quinta-feira (15/05) – JOGAR SIM, EXCLUIR NÃO. Mini-Olimpíadas dos Usuários em saúde Mental dos serviços substitutivos do Interior do estado da Bahia.

o Sexta-feira (16/05) – MESA-REDONDA: QUAL O PAPEL DOS MOVIMENTOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA E DA LUTAANTIMANICOMIAL NAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CUIDADOS AFERIDAS À LOUCURA?


CAMAÇARI: I SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL DE CAMAÇARI :

Segunda-feira (12/05) "SAÚDE MENTAL EM MOVIMENTO":

ABERTURA DO EVENTO NO CAPS ORLA, às 8:30horas. Av. São Bento, s/nº, Buris de Abrantes. Próximo a Praça de Buris.

CAMINHADA EM BURIS DE ABRANTES, às 8:50horas. Saída e chegada no CAPS ORLA.

TARDE CULTURAL (Teatro de Fantoches e Apresentação Musical), das 13:30 às 16:00horas.

Terça-feira (13/05) "SAÚDE MENTAL E CIDADANIA":

SESSÃO NA CÂMARA, das 9 às 12horas. Na Câmara Municipal de Camaçari.

Quarta-feira (14/05) "SAÚDE MENTAL NA RUA":

EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DE FILMES SOBRE SAÚDE MENTAL. Nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de Monte Gordo, Vila de Abrantes e no PSF (Programa Saúde da Família) Catu de Abrantes, às 9:00 horas

ATIVIDADES CULTURAIS, OFICINA MUSICAL, DISTRIBUIÇÃO DE MATEIRAL INFORMATIVO, ORIENTAÇÃO ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO, APRESENTAÇÃO MUSICAL, das 9 às 16 horas. Na Praça Abrantes, Centro de Camaçari.

Quinta-feira (15/05) " SAÚDE MENTAL E CULTURA" (em Cidade do Saber, auditório 04):

VERNISSAGE DA EXPOSIÇÃO DE ARTES DOS TRABALHOS CONFECCIONADOS PELOS USUÁRIOS DO CAPS ORLA, às 8:30 horas

EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DO FILME "ESTAMIRA", às 9:00horas.

APRESENTAÇÃO DO CORAL DOS USUÁRIOS DO CAPS ORLA, às 11:00 horas.

CORPO EM MOVIMENTO, às 13 horas.

MESA REDONDA "REDE DE SAÚDE MENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - UMA NOVA FORMA DE CUIDAR DE CAMAÇARI", às 14:00horas.

TEATRO DE FANTOCHES, 15:30horas.

VOZ E VIOLÃO, 15:45horas.


ILHÉUS

IRECÊ: SAÚDE MENTAL PARA TODOS! POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS. CAPS Dias Melhores (Rua Luís Viana Filho, 124, centro – Irecê – BA caps_diasmelhores@hotmail.com) comemora a Semana da Luta Antimanicomial:

Segunda-feira (12/05): APRESENTAÇÃO DE FANTOCHES - com Irmã Darlene do CREAS, às 15:00horas, na sala de reunião do CAPS.

Terça-feira (13/05): TARDE DE ESPORTES NA PRAÇA, na Praça Clériston Andrade com o Prof° Érico Vinícius Vasconcelos. Público-alvo: usuários do CAPS.

Quarta-feira (14/05): TARDE DANÇANTE NO CAPS com o Professor de dança Everaldo Matos. Público-alvo: usuários intensivos do CAPS.

Quinta-feira (15/05): TARDE LÚDICA COM ESTAGIÁRIAS DA UNEB (Gilmária e Letícia), no CAPS. Público-alvo: usuários intensivos e semi-intensivos do CAPS.

Sexta-feira (16/05): CINEMA COMENTADO COM EXIBIÇÃO DO FILME "O BICHO DE SETE CABEÇAS", às 15:00horas, no auditório da UFBA. Aberto ao Público.
CAPS Dias Melhores: I Encontro da rede de Saúde Mental da macroregião Centro-Norte, 29 e 30 de Maio de 2008.

ITABUNA

JACOBINA:
o 18:00 (a partir das) – SARAU NO CAPS AD. Venha participar desta apresentação de músicas, cantigas de roda, teatro e poesia, envolvendo profissionais e clientes dos CAPS II e CAPS-ad de Jacobina, além da população em geral. Dia 16 de Maio de 2008. Na Praça próxima à Igreja Católica do bairro da Bananeira. AQUI CABEMOS TODOS NÓS...

• LAURO DE FREITAS

PAULO AFONSO

• PORTO SEGURO

• REGIÃO ALAOGINHAS: ALAGOINHAS, CATU, POJUCA, MATA DE SÃO JOÃO, INHAMBUPE.

• SANTA MARIA DA VITÓRIA

• SANTO ANTÔNIO DE JESUS

• SÃO FELIPE

• SÃO SEBASTIÃO DO PASSE

• TEIXEIRA DE FREITAS


• VITÓRIA DA CONQUISTA


• XIQUE-XIQUE

Um comentário:

disse...

Achei ótimo esse espaço de divuldaçao e informaçao sobre o evento.

Um abraço
Fabi